As curtidas do Instagram são ótimas. Os seguidores do Facebook são legais. Os cliques na página do seu produto são legais. Mas nada disso significa nada se essas pessoas não estiverem de alguma forma se convertendo. Mas o que é exatamente uma taxa de conversão e como você a calcula para o seu próprio negócio? Vamos entrar em todos os detalhes.
O que é Taxa de Conversão?
Quando dizemos “taxa de conversão”, isso pode significar várias coisas. No entanto, em um nível muito amplo, quando os profissionais de marketing falam sobre taxa de conversão, isso se refere ao número de usuários que realizaram a ação desejada dividido pelo número total de usuários. Você multiplica esse número por 100 para obter a porcentagem.
Como dissemos, uma conversão pode se referir a muitas coisas diferentes, mas aqui estão alguns exemplos comuns:
- Cliques
- Compras
- Inscrições
- Instalações
- Criar uma conta
- Enviar um formulário
As conversões podem ser aplicadas de inúmeras maneiras. Por exemplo, digamos que estamos falando sobre sua taxa de conversão de SEO. Talvez você tenha uma página classificada em terceiro lugar nas SERPs do Google e a página agora receba 50 cliques/visitas por mês. Nessa página, você tem um formulário onde as pessoas podem se inscrever em sua newsletter, e que recebe 10 inscrições por mês.
10 registros / 50 cliques = 0.2
0.2 x 100 = 20%
Nossa taxa de conversão, neste caso, é de 20%.
É importante ressaltar que a taxa de conversão não se refere apenas a vendas/receita. Existem infinitos tipos de conversões. Você pode estar vendo quantos visitantes do site se convertem em inscrições de e-mail ou quantos seguidores do Instagram se convertem em cliques no link em sua biografia. O ponto é que uma conversão significa que o usuário realizou algum tipo de ação pré-definida que tem valor para o negócio.
Porque se Deve Preocupar Com a Taxa de Conversão?
Ótima pergunta! Como mencionamos anteriormente, analisar métricas como curtidas em postagens de mídia social, número de seguidores e cliques em links é um bom começo, mas não conta toda a história.
Vamos pensar em um exemplo extremo. Digamos que você tenha uma página no seu site classificada em primeiro lugar no Google – o lugar mais cobiçado. Esta deve ser uma grande vitória para você. Você recebe 300 cliques da SERP… mas ninguém que chegou à página clicou no botão de teste gratuito para testar seu produto. O que da?
Bem, não podemos saber com certeza, com base apenas nessas informações. Mas há uma boa possibilidade de que a página simplesmente não seja atraente o suficiente para levar as pessoas a se inscreverem. Teríamos que fazer mais para incentivá-los. O que eles ganham quando se inscrevem? Isso deveria ser mais destacado.
Novamente, este é um exemplo extremo, mas o ponto é o seguinte: a posição no topo do ranking e 300 cliques são em grande parte inúteis se nenhum deles se converter em uma inscrição, o que é necessário se essa marca quiser crescer.
Conhecer sua(s) taxa(s) de conversão também informa onde você está se destacando e o que precisa melhorar, especialmente quando você a combina com outras métricas. (Continue lendo. Chegaremos a isso em um momento.) Mais importante, ele pode ajudá-lo a reduzir o custo de aquisição de novos clientes e também fazer com que os clientes que você tem gastem mais, essencialmente aumentando o valor de cada cliente.
Por fim, embora as conversões representem uma única ação/evento, podemos analisá-las de uma perspectiva mais ampla: funis de conversão – às vezes chamados de funis de vendas. Isso representa a jornada de seus usuários à medida que avançam em direção à conversão desejada. Seu funil pode começar com uma isca digital que eles aceitam e, finalmente, terminar com eles comprando seu produto. O funil de vendas pode revelar o que seus usuários gostam na jornada e, inversamente, onde eles desistem.
Vamos continuar. Precisamos explorar outra questão importante.
O que é uma Boa Taxa de Conversão?
Para saber se suas próprias taxas de conversão estão no caminho certo, você precisa ter uma ideia do que elas deveriam ser idealmente.
Então, o que é uma boa taxa de conversão? Para lhe dar uma ideia aproximada, 10% é o que você geralmente pode almejar.
Para ser claro, a taxa de conversão que você está buscando dependerá de vários fatores, incluindo:
- O meio: seu site é classificado idealmente no Google e converte as pessoas que o encontram nos resultados de pesquisa em usuários fiéis. O tráfego orgânico do Google geralmente é uma grande fonte de tráfego para as marcas. As conversões das mídias sociais caíram ao longo dos anos à medida que as plataformas se tornaram mais competitivas , mas ainda são excelentes para construir o reconhecimento da marca. O marketing por e-mail é incrivelmente lucrativo com um ROI alto , porque as pessoas da sua lista são leads quentes ou quentes e já são leais à sua marca.
- O objetivo desse meio: Um objetivo comum do email marketing é fazer com que os assinantes comprem, uma vez que esses relacionamentos já foram nutridos. O objetivo da página inicial de um site, por outro lado, pode ser fazer com que os usuários optem por um brinde. Nas redes sociais, um objetivo comum é fazer com que os seguidores curtam, comentem ou compartilhem um post, pois isso aumenta muito a exposição da marca.
- Seu setor/nicho: a taxa de conversão pode flutuar facilmente dependendo especificamente do tamanho do público que você está tentando alcançar. Por exemplo, com uma indústria mais de nicho – e, portanto, público-alvo – você pode esperar uma taxa de conversão mais alta. No entanto, com um público mais amplo (leia-se: maior), sua taxa de conversão pode ser menor.
Observar esses vários fatores ajudará você a determinar melhor como deve ser uma taxa de conversão média, com base em suas necessidades e metas.
Primeiro, vamos explorar as taxas de conversão desejadas por meio:
- PPC: 10% é uma boa TC (média: 2.35%)
- SEO: uma boa TC é 16% (média: 2.4% )
- Email marketing: 2-5% é considerado bom (média: 1.33% )
- Marketing de Afiliados: 10% é acima da média (média: 0.5-1% )
- Redes Sociais: 2-5% é positivo (média: 0.71% )
Tenha em mente o que dissemos anteriormente sobre como existem vários fatores em jogo. As porcentagens que você vê serão diferentes umas das outras porque cada mídia é diferente, com seus próprios objetivos e métodos exclusivos.
Estas são porcentagens muito gerais, mas pelo menos dão uma ideia aproximada do que você deve almejar.
Também podemos dividir esses números por setor e tipo de setor. Aqui estão as médias aproximadas:
-
B2B
- SaaS: 1.1%
- Logística e Transporte: 2.7%
- Canalização: 3.3%
- Recursos Humanos: 5.1
- Serviços Legais: 7.4%
- eCommerce: 3.25%
- Tecnologia: 1.5%
- B2C
Em vez de usar essas porcentagens como referência, considere-as como diretrizes. Novamente, existem muitas variáveis e partes móveis, e uma boa taxa de conversão para uma marca de moda, por exemplo, pode ser diferente de uma boa taxa para outra marca de moda.
14 Outras Métricas a Ter em Conta
Mencionamos anteriormente que você deve realmente monitorar suas taxas de conversão junto com outras métricas relacionadas. Vamos falar sobre isso a seguir, porque combinar várias métricas fornecerá uma leitura muito mais precisa.
1. A Fonte de Tráfego
Você pode achar que sua origem de tráfego não é importante quando se trata de conversões, mas na verdade ela pode fornecer informações valiosas. Especificamente, ele pode ajudá-lo a entender como cada mídia pode ajudá-lo a se conectar e interagir com seus respectivos usuários.
Por exemplo, se a maior parte do seu tráfego vem, digamos, do Instagram, e sua taxa de conversão é muito baixa, isso pode ser porque os usuários do Instagram estão mais interessados na gratificação instantânea de ver suas postagens em seu feed, mas não se envolvem com você ainda mais.
Por outro lado, você pode descobrir que o tráfego orgânico vindo do Google tem uma taxa de conversão visivelmente mais alta. Isso pode acontecer porque as pessoas estão procurando ativamente a solução que você oferece digitando uma consulta no mecanismo de pesquisa e encontrando seu site.
2. Audiência
Qual é a idade média dos seus usuários? Você percebe que eles estão predominantemente localizados em uma área específica em relação a qualquer outra? Entender seu público pode ajudá-lo a determinar suas necessidades, entender como eles estão realmente convertendo e, assim, como você pode alcançá-los da melhor maneira.
3. Comportamento
O fluxo de comportamento mostra o caminho que seus usuários percorrem de página a página e onde sua página de conversão principal está localizada nesse caminho. Isso ajudará a revelar onde você está perdendo pessoas e, geralmente, como os visitantes navegam pelo seu site.
4. A Taxa de Conversão Para Novos Usuários vs Repetentes
A taxa de conversão para novos visitantes pode ser muito reveladora, pois informa quais são as primeiras impressões dos usuários quando chegam à sua página. Especialmente quando você combina isso com outras métricas, como taxa de rejeição (mais sobre isso em um minuto), isso pode responder a uma pergunta importante: as pessoas estão vendo o valor no que fornecemos ou perdem o interesse rapidamente?
Como exemplo de como você pode aplicar isso, considere comparar duas páginas de destino em seu site. Qual deles converte mais novos usuários? Use esse insight para melhorar a outra página.
Embora você possa ter mais dificuldade em converter novos visitantes, os visitantes recorrentes devem ser outra história. Se as pessoas continuarem voltando ao seu site repetidamente, é um bom sinal! Isso significa que eles estão interessados. No entanto, se eles não converterem, algo está errado.
Toda vez que alguém retorna à sua página, você está nutrindo esse lead. Certifique-se de continuar a movê-los para uma conversão. Os visitantes que retornam são imensamente valiosos.
5. Tempo Investido na Página
Os usuários gastam em média dois segundos em uma página antes de sair? Não há muito que eles possam realizar nesse período de tempo. Em outras palavras, a taxa de conversão sofrerá.
No entanto, se eles estiverem gastando mais tempo na página – talvez alguns minutos – há uma chance maior de que eles estejam conhecendo e confiando em você e tomem algum tipo de ação para converter (como se inscrever em sua lista de e-mail ou comprar um produto).
Geralmente, quanto mais tempo você conseguir que as pessoas permaneçam na sua página, melhor – desde que, em algum momento, elas tomem uma atitude. Se você perceber que os usuários passam muito tempo na sua página, mas não convertem, algo é que seu fluxo de conversão pode ser problemático para eles.
6. Taxa de Rejeição
O cálculo da taxa de rejeição de uma página da web reflete quantas pessoas acessam e depois saem, em vez de clicar em uma segunda página desse site. Uma alta taxa de rejeição significa que muitas pessoas saem depois de visitar a página. Uma baixa taxa de rejeição significa que muitas pessoas continuam em outra página. Geralmente, considera-se que quanto menor a taxa de rejeição, melhor. No entanto, nem sempre é verdade, principalmente para analisar sua taxa de conversão.
Para ser mais específico, precisamos considerar dois cenários aqui. Se a página em questão for uma página de produto da qual os usuários podem comprar diretamente, a taxa de rejeição não é tão importante. Eles podem comprar e sair da página logo em seguida, e você ainda fez uma venda.
No entanto, digamos que seja uma postagem de blog e essa postagem de blog tenha um link para uma página de produto. Se a taxa de rejeição da postagem do blog for alta, significa que muitas pessoas nunca chegarão à página do produto.
Este também é um bom momento para lembrá-lo da relação entre SEO e vendas , especificamente. Entre todos os canais de tráfego, o SEO é o mais capaz de trazer usuários prontos para a compra ao seu site. Se você segmentar palavras-chave com intenção comercial ou transacional, os usuários que chegam à sua página já sabem muito bem o que estão procurando. Portanto, quanto mais otimizada for uma página e quanto mais ela atender à intenção do usuário, mais você atrairá as pessoas certas para essa página. Assim, eles estarão mais propensos a clicar em outra página do seu site e continuar interagindo com você. Lembre-se, não queremos apenas tráfego. Queremos tráfego direcionado e de alta qualidade.
Assim, é mais provável que eles cliquem em outra página do seu site e continuem interagindo com você. Lembre-se, não queremos apenas tráfego. Queremos tráfego direcionado e de alta qualidade.
7. Página de Chegada
O desempenho de suas páginas de destino pode informar significativamente sua abordagem em outras áreas de sua presença digital. As landing pages amigáveis para SEO tendem a trazer bastante tráfego para o site. O que você precisa analisar é quais páginas exatas estão direcionando a maioria dos visitantes ao seu site. Para medir o impacto que essas páginas têm em seus resultados, você precisará responder a mais perguntas. Quanto tempo as pessoas estão gastando com eles? Posteriormente, qual é o de maior conversão? Use essas informações para melhorar outras páginas do seu site.
8. Páginas de Saída
A página de saída é a última página que um usuário visita antes de sair do seu site. Conhecer sua página de saída pode ajudá-lo a entender por que sua taxa de conversão está aumentando ou diminuindo. Por exemplo, digamos que para um usuário comprar um novo par de calças de uma empresa de vestuário masculino, ele precisa passar por quatro páginas:
- A página inicial do produto.
- O carrinho de compras.
- A página de compra, onde eles inserem seus dados e número do cartão.
- Página de obrigado.
Se a marca achar que o carrinho é a página de saída mais comum, provavelmente algo está errado tecnicamente ou em termos de UX, o que impede que os usuários concluam uma compra. Nesse caso, esses possíveis clientes nunca se converterão.
9. Valor Por Visita
Simplificando, isso se refere ao valor da visita única de um usuário. Por exemplo, digamos que sua página de loja receba 100 visitas por dia, sua taxa de conversão seja de 2% e o comprador médio gaste US$ 75. Isso significa que cada visita vale US$ 1,50.
100 visitas/dia x 2% (0.02) taxa conversão = 2 visitas/dia que convertem
2 visitas/dia x $75/visita = $150
$150 / 100 visitas diárias = $1.50/visita
Para fazer os cálculos em uma escala maior, você pode precisar usar ferramentas especiais. Por exemplo, a ferramenta SEO Potencial do 2022世界杯买球平台 permite que você obtenha estimativas de receita para todas as suas palavras-chave alvo. Tudo o que você precisa é definir a taxa de conversão em vendas e o valor que seu comprador médio gasta. As ferramentas calcularão o número de visitas do Google para todas as suas palavras-chave de destino e fornecerão dados de renda estimados. Ao dividir ainda mais seu número de receita estimada pela previsão de tráfego, você obterá um valor em todo o site para as métricas de visita.
Knowing this number further helps you understand how much room you have to spend to acquire a single conversion. Let’s get to that one next.
10. Cost Per Conversion
This refers to how much it costs to make a user convert. While this metric can be tricky to calculate, the bottom line is this: If it costs you more to convert a user than that user is actually worth, your business is losing money. This is why, in the case of paid ads especially, you have to know how much you spend to get a single person to click and purchase. Are you getting an appropriate return?
All of these metrics are incredibly valuable, and they’re available to you through powerful and robust tools like Google Analytics. Learn more about setting up Google Analytics .
11. ROI
Return on investment (ROI), put very simply, measures what you earned compared to what you put in.
Very commonly, ROI is used in a financial matter. For instance, if it costs $1.00 to get a link click, and that person who clicked purchased a product for $5.00, you made $4.00 on your investment.
However, a “return” can really refer to any output, financial or otherwise.
12. CPL
Cost per lead (CPL) is how much you pay for a sign-up, follower, or any other type of lead, typically through an advertisement. This number matters because you don’t want your CPL to be higher than your ROI.
13. New Users
How many new people are you bringing to your page/site? In order to have a healthy conversion rate, you’re going to need a steady flow of traffic. Ideally, it should consistently increase over time.
14. CAC
Customer acquisition cost (CAC) is similar to CPL, except it refers to your total marketing spend divided by your total number of new customers .
Conversion Rate in Google Analytics
Knowing your numbers will be essential in the health of your business as a whole. In Google Analytics, they call a conversion a “goal.” You can set up goals that are specific to your business, and Google Analytics will track them for you. For example, a goal might be a page visit, click, or file download. Be sure to assign a monetary value to each goal, so that you can ultimately determine if it’s performing how you need it to.
Let’s talk about how you can set up and track conversion rates in Google Analytics.
You first need to create goals so that GA knows exactly what to monitor. On your dashboard, click “All Website Data.” Then, look to the menu on the left. You should see “Conversions,” and under that, “Goals.” Click there.
You should then see an option that says “New Goal.” This is where you’re going to tell Google Analytics what you want it to track. You can choose from:
- Using a goal template: These help you set standard, actionable goals, like revenue, acquisition, inquiry, and engagement. If you’re new to Google Analytics, explore this option first.
- Creating a custom goal: This will give you a little more flexibility and allow you to designate settings like destination, duration, or event.
- Creating a smart goal: This allows you to optimize your ads’ performance by using your best sessions as your conversions.
Additionally, you’ll need to set your goal value, which means that you give it a monetary number so that you have a way to compare conversions and measure them over time.
Lastly, you’ll verify your goal. Google Analytics will take your data from the past seven days to calculate a conversion rate for you.
In a nutshell, you’re telling GA (1) what to track and (2) what a good conversion rate looks like.
This is data that you can expect to refine over time as Google Analytics has a better chance to learn about the people who are visiting your website, as well as the actions that they’re taking.
When you want to check up on the progress of your goals, head to Conversions, on the Goals menu, and you’ll see three visual reports: Reverse Goal Path, Funnel Visualization, and Goal Flow.
These reports show you the sequence of steps visitors go through before they ultimately convert. You can use them to pinpoint where visitors enter your funnel, where they drop off, and what sequence of steps is converting the best.
On top of that, you can integrate your Google Analytics account with 2022世界杯买球平台 to have all the key data on conversions in relation to traffic sources, audience and site pages conveniently placed on a single dashboard.
The graph features all the key analytics metrics, and you can find detailed data in the table below. All the data is provided in comparison with a previous period, which can be set according to your needs.
Other tools to track and optimize conversion rate
Besides Google Analytics, you can use dedicated behavior tracking tools such as Hotjar, Lucky Orange, Crazy Egg and the like. They will allow you to not only track the number of conversions and the major steps your users take along the funnel, but to get a full picture of how users interact with your site. Heatmaps and session recordings should give you an idea of what prevents users from converting at a higher rate. We’ve prepared a separate full guide on optimizing the conversion rate , so make sure to check it out.
The Bottom Line
In this blog, we got into all the nitty-gritty about the conversion rate: what it is, why it matters, what types of numbers you should be striving for, and how to calculate/track it.
You also now understand how the conversion rate, while important, isn’t the end of the story. To truly understand the health of your website and its performance, you must look at the conversion rate in the scope of several other metrics.
When you take a step back and examine not just your conversion rate but also what it looks like in the context of the other metrics we discussed, you’ll learn these important things about your website:
- Who are our visitors?
- What are they spending a lot of time on?
- What do they seem to not care about?
- What pages are so enticing that they get our users to take action?
- Where are we excelling?
- What and how can we improve?
If you answer these questions, the performance of your website—and your bottom line—will skyrocket. Data is everything!